quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

DE ASSINALAR


Juros da dívida portuguesa caem abaixo dos 7%

Condições de acesso ao mercado estão a melhorar desde Janeiro deste ano.
Tesouro português tem visto as taxas de juro da dívida emitida a descer
As taxas de juro da dívida pública a dez anos mantêm nesta quarta-feira a tendência de descida dos últimos meses e estão já em alguns títulos abaixo dos 7%, a marca vista no passado como uma barreira psicológica para o acesso do Estado português ao mercado.
De acordo com os números disponibilizados pela agência Reuters, a taxa de juro implícita da OT a 10 anos que se amortiza em Abril de 2021 atingiu um mínimo, esta manhã, de 6,97%. É a primeira vez, desde Fevereiro de 2011, que um título português a dez anos se situa abaixo dos 7%.
Em média (considerando vários títulos), e ainda de acordo com os cálculos da Reuters, a dívida pública portuguesa a 10 anos apresentou uma taxa de juro mínima de 7,036% esta manhã, encontrando-se por volta das 17h30 nos 7,055%. Na terça-feira, este indicador tinha fechado nos 7,135%.
A melhoria deste indicador verifica-se desde o final de Janeiro deste ano, altura em que a taxa de juro das OT portuguesas chegou a estar nos 17,345%. O anúncio por parte do BCE de que estaria disposto a intervir no mercado obrigacionista e, mais recentemente, o acordo em relação ao prolongamento do empréstimo à Grécia, têm conduzido durante este ano a uma descida generalizada das taxas de juro das dívidas dos países periféricos. Portugal tem sido, no entanto, um dos países com um melhor desempenho a este nível, facto muitas vezes salientado pelos membros do Governo como um sinal do sucesso da aplicação do programa de ajustamento.

3 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Dr. Santana Lopes
Só confirma que Portugal não é julgado pelo que realmente se está a passar aqui mas sim o que os números mostram.
Somos números.
Meros números.
Os números que os mercados, essa coisa má, querem que mostremos.
Os números que quem realmente manda em Portugal, essas sombras escuras que se movimentam cada vez mais às claras, querem e mandam mostrar.
Para mim é uma não-notícia.
Quero ver o que dirão em 2014 quando começarmos a bater fundo na miséria.
Quando a fome começar a apertar.
E em 2015....Quando estivermos pior que a Grécia com mais desempregados que empregados e as pessoas sem subsídios para comer...
Tudo isto agora ainda está fantástico. Esperemos...................
Lá estarei de longe a ver.

maria lisboa....... disse...

"Dívida pública continua a subir!!!!
A dívida pública portuguesa atingiu 120,5% do Produto Interno Bruto em Setembro, o que equivale a um novo máximo histórico."
http://expresso.sapo.pt/divida-publica-continua-a-subir=f775157
12:16 Quinta feira, 20 de dezembro de 2012

Mostra que este Governo não sabe parar de engrossar a dívida.
Continua a gastar o nosso dinheiro mal gasto e com os de sempre.
Significa que Gaspar é um arrogante incompetente que tem a mania que tem graça com as respostas que dá aos Deputados na AR mas não passa disso mesmo,dum incompetente perigoso, ou perigoso incompetente?
Este Governo é a maior vergonha jamais vista. Nem os Ministros de Sócrates eram tão vergonhosos.
Só ele mesmo é comparável a esta gente!
Os 6,9% dos juros não nos ajudam em nada infelizmente.

o cusco....... disse...

Ora aí está a verdade a vir a lume...
Previsões de receita do iluminado Gaspar, todas por água abaixo.
Até dia 31 tínhamos que receber em impostos 6 mil milhões de euros mais. Já dizia a canção de Simone, o Sol de Inverno..."Sonhos que sonhei! Onde estão???"
Depois o caso de corrupção dentro da Segurança Social em que estava montado um esquema de "prescrever" dívidas de grandes empresas antes do tempo. Que se saiba, até agora, a coisa anda pelos mil milhões de euros.
E para terminar o aumento COLOSSAL, como diz o "chico esperto", do gasto do Estado, ou seja que cada vez recebem menos, como era lógico que ia acontecer, só em cabeças muito doentes se poderia pensar o contrário, e cada vez gastam mais. Espera-se então e como todos nós podemos prever, um ano 2013 tenebroso, um 2014 de suicídio e um 2015 para "enterrar os mortos". Para alêm de 2015 espera-se que em Portugal estejam 1100 cidadãos.
Os deputados, os membros dos Partidos, Cavaco e a sua Maria, tipo lapas, e os membros do Governo com as suas secretárias e motoristas. Tudo pago pela UE pois gente para os sustentar não haverá certamente....AH esquecia-me. Os sócios dos escritórios de Advogados e dos Bancos que sugam o sangue ao Estado, ou seja, a nós.
Ironia à parte, Passos Coelho vai-se arrepender amargamente pela lamentável e impensável atrocidade que fez a Portugal colando-se a gente de calibre "socratiano" como certos Ministros que mais parecem cangaceiros.
Não há ninguêm do PPD nem do CDS que apoie já este Governo nem desculpa a incapacidade de Coelho.
Só mesmo e alguns membros do PSD e do PP ainda calam, consentindo.
Com Seguro a representar a oposição e portanto a ser um possível PM a coisa fica de tal forma surrealista que acho que dos 1100 cidadãos, só cá ficarão 200.