quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ninho de cucos

Na «Prova dos Nove», na TVI 24, fui o único a dizer que o referendo grego era insustentável para a Europa. Já não se aguenta o «eu disse primeiro» mas também cansa acertar, antes, tantas vezes, com vários outros a comentarem depois. A sério: mesmo que seja formalmente legítimo, faz sentido pensar que a Europa poderia aguentar a espera por essa decisão?
Sejam razões internas da própria Grécia, ou razões da União Eeuropeia, tudo isto é um género de «Voando sobre um ninho de cucos».

4 comentários:

maria lisboa....... disse...

Nem mais!!!
Mas olhe, pelo menos um louco já foi para casa.
Boas notícias finalmente.
Como nada é para sempre, o velho caduco e teimoso Trichet foi finalmente para onde não devia ter saído.
Desde 2009 que não descia, por demência precoce seria, os juros da zona Euro que teimava manter num 1,50% quando o resto do mundo andava pelos 0,25%.
Muitas empresas fecharam por culpa de Trichet.
Muitas famílias ficaram à mercê da fome e das ONG’s por culpa dum caduco teimoso e incompetente.
( ao ponto de ter levado Constâncio para lá )
Hoje e nada mais tomar posse o novo Presidente do BCE anuncia uma descida de 0,25% dos juros mesmo que a inflação seja um pouco alta como explicou.
Dupla boa notícia. Sai um caduco e entra um realista.
Nada nunca é para sempre. E os que se pensaram eternos enlouqueceram um dia…………

A Mim Me Parece disse...

"Voar sobre um ninho de cucos" é supôr fazer algo impossivel: os cucos não nidificam. Os cucos "hospedam" um ovo num ninho, vamos dizer, dum passarinho grego ou português; desse ovo nasce um cuquinho que, ainda de olhos fechados, empurra com a cabeça para fora da sua casa os pequenos passaritos gregos ou portugueses cujos pais vão estupidamente deixar-se enganar e matar-se a trabalhar para engordar esse cuquinho que não vai abandonar o ninho e fazer-se à vida sem antes atingir de peso pelo menos dez vezes o dos seus pais adoptivos somados. É assim no mundo animal, que afinal é o nosso.

A Mim Me Parece disse...

E o mais engraçado é que este cuquinho(como todos os seus irmãos) vai gravar no disco rígido da sua memória a história do seu nascimento e criação recreá-la na geração seguinte, que a passará à seguinte, à seguinte, à seguinte... Deste o fundo dos tempos aos tempos que hão-de vir. Há-de sempre haver passarinhos patetas que se deixarão explorar eternamente por cucos espoladores.

Joaquim Azevedo disse...

O referendo na Grecia,julgo que foi bom para a Grecia e para o resto da Europa.Algo vai melhorar.A direita grega vai ter que dizer hoje, se aceita ou não as medidas de austeridade, e ainda vamos ver na Grecia um governo de união nacional contra a crise.Alguem se governou em termos bolsistas nestes dias,ao comprar barato, e quem me diz se não fosse esta convulsão que Mario Dragui (julgo que é assim que se escreve)teria baixado os juros? Quanto à competencia de Vitor Constancio,ela é inquestionavel,e vamos ver a dupla que os dois vão fazer em defesa da europa e do euro.Ele foi uma vitima,como foram outros auditores das não contas de João jardim.