segunda-feira, 19 de julho de 2010

A HISTÓRIA TODA

Marcelo Rebelo de Sousa sabe bem que Francisco Sá Carneiro me solicitou, no ano seguinte, em 1980, as devidas alterações àquele projecto. E foram essas alterações que passaram a ser o Projecto do Primeiro - Ministro Francisco Sá Carneiro. Que incluía a eliminação desse poder dpresidencial de demitir o Governo.
Marcelo, para o que é costume, até foi cordial. Dissse que eu não tenho a razão toda. Pois não. Ninguém tem. Mas sei a história toda. E Marcelo sabe que eu a sei.
O IMPORTANTE - e que eu disse - reside no facto de a ideia que eu defendia ter sido a adoptada pela Aliança Democrática e por outros Democratas. E vingou, na tal revisão de 1982. Porque esse poder era anacrónico. E AINDA MAIS O SERIA HOJE. Repito: não existe na generalidade das Democracias do Mundo.
Repito ainda mais: não sou contra o reforço dos poderes presidenciais. Mas este, não.

4 comentários:

Jorge Diniz disse...

O que verdadeiramente necessita de mudança não são os poderes presidenciais. O que precisa de mudar é a forma de eleição do poder legislativo.

Lute pelos círculos uninominais, em que o eleito deverá obedecer a um programa contratualizado com o eleitorado, sob pena de, havendo incumprimento,o eleitorado revogar o mandato.

Lute pela verdadeira SEPARAÇÃO DE PODERES (legislativo, executivo e judicial), com proibição absoluta da migração de "profissionais" entre os diferentes poderes. QUEM ALGUMA VEZ EXERCER UM PODER, jamais poderá exercer, ou "regressar", ao "outro". Muitas "tentações" seriam evitadas.

Lute pela responsabilização dos "gestores públicos" e, quiçá, "privados", respondendo com o seu património pelos danos causados.

Continue a lutar pela credibilização da "profissão publica".

Lute por tudo isto e, certamente, recuperará o seu (outrora, GRANDE) espaço.

Inês Tavares disse...

Caro Pedro: o caso psicológico que trata no seu post é o que se chama memória selectiva.

Tira-se de lá o que interessa.Isto acontece nos indíviduos e também nos documentários da RTP sobre a 1ª república e sobre o PREC...

Luis Filipe disse...

É isto que distingue o Psd dos restantes partidos politicos. Enquanto nos outros, todos se unem em torno do lider e falam em UNÍSSONO. Aqui não. Aqui é,(como diz o pensador anónimo)"cada cabeça, sua sentença".
Que partido é este cujos militantes mais não fazem do que se criticar e "xingar" uns aos outros e em plena praça pública? Esta atitude seria impensável no Ps. E é por isso que, desde 1996 o Ps tem ganho as sucessivas eleições legislativas.
Ou é um por todos e todos por um, ou assim nunca lá vão.
Se não se entendem enquanto partido e discutem mais do que se aplaudem, como seria se viessemos a ser governados por gente assim?
Mas continuem assim, a malta agradece-vos!

Helvios disse...

Aqui está o que se chama pôr os pontos nos iis.Só é pena que não o faça mais vezes.