terça-feira, 30 de março de 2010

Esclarecimento-Itália

A propósito de um comentário sobre o nível de abstenção nas eleições italianas, aqui fica a reprodução das notícias sobre a abstenção que saíram na Imprensa:

Abstenção cresce por Carlos Santos Neves, RTP
actualizado às 16:36 - 30 Março '10 Berlusconi sobrevive às eleições regionais em Itáliapublicado
10:39
30 Março '10 TextoVídeoÁudio
.

Baixa participação

Onde Berlusconi vê uma chancela ao desempenho do seu Executivo, vários analistas italianos encontram sinais de afastamento face à vida política do país. Num universo de cerca de 41 milhões de eleitores, um terço preferiu ficar em casa. As anteriores eleições regionais, realizadas em 2005, tiveram uma participação de 72 por cento. Desta feita, o indicador não foi além dos 64 por cento, ainda assim um valor alto quando comparado com os padrões de muitas democracias do Ocidente.

A revisão em baixa dos números da participação não impediram o porta-voz do Executivo de considerar "um sucesso" o desempenho da direita no escrutínio intercalar, a "habitual ocasião", nas palavras de Paulo Bonaiuti, "para os eleitores deixarem um aviso ao Governo em funções".

O primeiro-ministro não esconde que procurava, nestas eleições, obter o penhor de "três anos tranquilos para fazer todas as reformas em carteira". "Agora, com calma, devemos reflectir sobre as coisas a mudar, sobre aquilo que não funcionou", afirmou Silvio Berlusconi, citado por La Reppublica, ao receber os números das autoridades eleitorais.

"Ninguém teria ficado supreendido se Berlusconi tivesse perdido as eleições regionais. Mas Berlusconi manobrou com a sua habitual destreza durante uma difícil campanha eleitoral. E conseguiu até evitar a armadilha de um recorde de baixa participação", escreveu o analista político Stefano Folli nas páginas do diário financeiro Il Sole 24 Ore.

1 comentário:

Itália disse...

Senhor Dr. Fui enganada pela SIC que disse 64% de abstenção...Se estou errada,peço desde já desculpa de o ter desdito.
Muito Obrigado