sexta-feira, 12 de junho de 2009

Confirmar

Então após os resultados das eleições europeias que deram uma clara vitória ao PPE, não faz qualquer sentido alguns Países Europeus quererem esperar pela entrada em vigor do Tratado de Lisboa, depois de eventual ratificação irlandesa, para, então, ser formalizada a recondução de Durão Barroso na Presidência da Comissão Europeia. Estar quase em gestão até final do ano, princípio do próximo, enfraquece, naturalmente, o trabalho da Presidência em funções, a partir de 1 de Julho, a Sueca.
Esperemos que tudo se possa resolver em breve, pois o que não falta são decisões para tomar em assuntos relevantes numa fase muito exigente da vida dos Povos da Europa e do Mundo.

14 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Pedro S.L.
Reportando ao seu comentário e não querendo ser demasiadamente exaustiva, tenho que deixar aqui expresso por palavras o sentimento que tenho tido ao longo de vários anos absorvendo diversas comentários mundanos e muita informação na Imprensa :

1. Tenho tristeza de viver num País que se pauta só pela crítica, maldicência e acima de tudo eleva-se a incompetência e a inveja, em prol dos valores, da competência técnica e da honestidade.
2. Dr. Durão Barroso tem sido vítima das mais variadas criticas, tais como, traidor á pátria, interesseiro por ordenado milionário, aliádo com Bush contra a guerra do Iraque, influência invisivel na desunião dentro do Partido ... Impressionante este Povo comporta-se como se, e desculpe-se a alegoria metafórica, "como se os Pais tivessem ido de férias e os filhos imaturos tivessem a governar sózinhos os seus destinos" ... Será que ninguém entendeu que o que se passou foi a aplicação da teoria - "homem certo para o lugar certo".
3. Já pensaram o quanto tem sido importante para Portugal a representatividade em determinádos momentos importantes na U.E. .Será que ninguém sabe apreciar um homem da Ciência Política, excelente diplomata e de muito bom senso.
Ou falta-lhe vestir "Armani" e beber "Nespress" para ter valor???
4. Alguém decidiu interpretar porque as vozes socialistas contraditórias à sua candidatura, de Espanha, Austria e Alemanha, não passam de uma estratégia para a salvação da carreira de alguém que deve estar desesperádo para poder sair deste País. Sim ... os erros políticos e a má gestão política serve-se como vingança ártica, e em lume brando.
5. Que legitimidade têm os Socialistas para criticar quem tem tamanha elevação intelectual e respeito do Mundo Inteiro???
Para quando está prevista a extinção desta geração "REX" quais dinossauros desestabilizadores, que não deixam a voz do progresso e das ideias inovadoras avaançarem??
6.Para quem ainda não se decidiu a pensar nestes temas da UE, é favor consultar o relatório que foi publicado nas véspera das eleições, com os trabalhos destes últimos cinco anos.
7. Para as vozes que fazem críticas gratuitas, percebam os dois alargamentos sucessivos da UE (2004 / 2007) e o plano de recuperação credível da crise financeira.

Na minha humilde opinião, acho que há uma pandemia nacional de incultos, invejosos e que se disfarçam de nacionalistas mas que depois fogem nas horas H e pisam a bandeira nacional... A todos eles recomendo a figura de Rafael Bordalo Pinheiro.

Bem haja Dr. Durão Barroso ... Siga o seu sentido obrigatório

Flor

miguel vaz serra.......... disse...

Dr.Santana Lopes
Atentado á humanidade é como chamo a esta ..como dizer….anormalidade..brutalidade…incompreensível que se tornou o “FootBall” internacional…
Um rapaz, duas pernas, na Selecção não joga NADA, 93 milhões o “pass” 25.000 euros o ordenado por DIA.
Não sei se tem lógica para algum iluminado, eu fico chocado, horrorizado, revoltado mesmo com esta atrocidade num mundo em que há crianças a morrer á fome, qual crise….
Devia ser falado, ser manchete, noticiado, mas pelo horror, o atentado á moral dos que ainda restam, muito poucos, preocupando-se com os que mais necessitam ajuda.
E o próprio, Cristiano, devia pedir desculpa aos que morrem á fome todos os dias, desidratados, nos colos das mães que nada podem fazer, senão esperar a morte dos filhos!!!
São estas coisas que deviam provocar revoluções, guerras mundiais e não o preço do Petróleo………….
Estou indignado com o silêncio dos Governantes mundiais sobre estas aberrações que não deviam acontecer, menos ser noticiadas pelos média como se de algo interessante se tratasse!!!

Conta-Corrente disse...

Acabei de ler: Sócrates passa pequenas férias em aldeamento de luxo. 1000 Euros diária. Num momento de grande crise, com os portugueses alarmados com receio de perder o emprego (os que ainda o têm).
Fiquei a pensar: o que seria caso fosse Santana Lopes? era certamente um mau exemplo, escandaloso, uma vergonha.
Sendo Sócrates ainda passa por ser um modelo, um pai estremoso, um grande gestor que consegue com um salário de Primeiro-Ministro gastar 5000 Euros em 5 dias. Fantástico!

Nada tem a ver com o post mas é uma realidade revoltante.

miguel vaz serra.... disse...

Dr. Santana Lopes
Na sequência de certos membros do Partido Socialista atacarem o PPD-PSD com insinuações sobre o caso BPN, venho relembrar este caso,o das compras dos andares pelo Senhor Pinto de Sousa,PM de São Bento, que isso sim faz-nos pasmar... http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=138260

Anónimo disse...

http://doportugalprofundo.blogspot.com


Sexta-feira, 12 de Junho de 2009
Verdades e consequências das datas eleitorais
Conta o Sol de hoje, 12-6-2009, sobre a data das próximas eleições legislativas:

«O Presidente da República deverá convocar as eleições para a Assembleia da República para os dias 20 ou 27 de Setembro, datas que colocará aos partidos chamados a Belém. E tudo indica que as autárquicas se irão realizar a 11 de Outubro.»






O Presidente da República, pelas razões abaixo indicadas, tem 20 dias para marcar as eleições legislativas, depois do prazo máximo do Governo para marcar as eleições autárquicas; e os prazos justapõem-se. Portanto, Cavaco Silva pode fazer coincidir as eleições legislativas com a data em que o Governo marcar as autárquicas e as duas eleições realizarem-se no mesmo dia.

Segundo o estudo «Análise do Impacto Financeiro do Voto Electrónico em Portugal», efectuado pela Deloitte em Março de 2007, por encomenda da UMIC-Agência para a Sociedade do Conhecimento (do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) - sítio onde o estudo foi por mim consultado em 12-6-2009 -, o custo, para o Estado, das eleições autárquicas era de cerca de 6,7 milhões de euros.


Desconte-se, dos 6,7 milhões de euros, 1,4 milhões referentes a tempos de antena (21% do custo) e mais 300 mil euros (4% do custo) para a impressão e transporte de boletins de voto. A preços de 2007, ficamos com um custo das eleições autárquicas isoladas de 5,0 milhões de euros.

Anónimo disse...

Na situação depauperada em que as finanças do Estado se encontram, e na depressão económica terrível em que o País está, o povo não

compreende que se gastem desnecessariamente mais 5 milhões de euros do erário público só para satisfazer o capricho do Partido Socialista de querer eleições legislativas e autárquicas separadas! É melhor gastar esses 5 milhões de euros na diminuição das listas de espera para cirurgia do cancro, no apoio à compra de géneros alimentícios do Banco Alimentar contra a Fome para famílias carenciadas, no apoio de projectos de desenvolvimento tecnológico e de criação de emprego. A separação das eleições dão o sinal ao mundo de um País extravagante e irresponsável, onde se desperdiça dinheiro (5 milhões de euros!) para atender à vontade caprichosa de um partido político.

A decisão que o Sol anuncia, o boato-balão clássico para ver reacções, é consistente com a estratégia do Prof. Cavaco Silva de não afrontar os socialistas e, mesmo, de os proteger em alturas de aflição, numa política que foi cunhada oficialmente como «cooperação estratégica» - como foi no caso do Dossiê Sócrates (do diploma), no caso Freeport e no Recadogate. O Prof. Cavaco Silva pretende ser reeleito com a neutralidade de sectores institucionais do Partido Socialista e, principalmente, de grossa fatia dos seus adeptos.

A decisão de separar as eleições evitará o previsível efeito de arrastão contra os autarcas socialistas, ou seja, a punição do PS que aconteceria com o voto simultâneo para as legislativas e autárquicas: é natural que o eleitor distinga menos a sua preferência do voto autárquico e legislativo em eleições simultâneas do que separadas, ainda mais quando é previsível uma grande onda de protesto contra o Governo de Sócrates. Porém, não se pode iludir o efeito de contágio (o efeito Bernardino), no valor médio de 7,6%, que procede dos resultados destas eleições europeias e será muito reforçado com a miséria da votação nas legislativas, que mais do que contrabalança o efeito underdog (o efeito do coitadinho), que vale 3,3% em termos médios.

Noutras situações similares de eleições próximas, o contágio foi terrível. Veja-se o caso da votação do PS francês nas eleições legislativas de 10 e 17 de Junho de 2007 (24,7%), imediatamente a seguir ao desastre das presidenciais de 22 de Abril e 6 de Maio de 2007 que elegeu Nicolas Sarkozy. Ora, entre as duas eleições portuguesas há apenas duas semanas de intervalo, contra quatro semanas no caso francês, o que sugere que, em Portugal, o efeito de contágio, somado ao voto útil (strategic vote), será maior.

Nesse sentido, pesado o efeito de arrastão, o efeito de contágio e o efeito de coitadinho, o saldo da decisão de separar as eleições será favorável aos autarcas socialistas. A decisão não será suficiente, creio, para reeleger o Dr. António Costa como Presidente da Câmara Municipal da capital - nas europeias de 7-6-2009 no concelho de Lisboa, o PS teve 25,6% contra 38,8% do conjunto do PSD (29,4%) e do CDS-PP (9,4%), que compõem a coligação liderada pelo Dr. Santana Lopes. Mas ajuda o próximo secretário-geral do Partido Socialista nas eleições internas posteriores à reciclagem de José Sócrates a seguir às legislativas.

José Alves disse...

Completamente de acordo,caro PSL.
Será coincidencia ou é exactamente o que o PSD está a exigir neste momento quanto á legitimidade de este governo continuar em pleno as suas funções?
Será esse "congelamento" benéfico ao nosso país?
Será que não era já tempo e mais do que tempo de PS e PSD revelarem uma maturidade directamente proporcional ao tempo que governam a nossa républica?
Era,seguramente,caso a prioridade não fosse - eu,tu,ele,nós,vós,eles.
Eles,o povo.

João Correia disse...

Volto a perguntar se a sua candidatura se compromete a resolver o gravíssimo problema da noite lisboeta: do ruído que atormenta diariamente os residentes até às 4 da manhã, das constantes cenas de desordem pública, e da completa anarquia que se vive nas zonas que foram tomadas por bares.

Convido-o a vir a minha casa a uma qualquer sexta-feira para ver se é aceitável que uma capital europeia proporcione este nível de qualidade de vida aos seus moradores.

Cumprimentos
João Correia

Anónimo disse...

Dia de Santo António

A cidade de Lisboa comemora hoje o dia de Santo António. Ontem à noite, na Avenida da Liberdade, desfilaram as marchas dos diferentes bairros da capital. Na tribuna de honra lá esteve António Costa, presidente da Câmara com o seu mau exemplo de falta de fair play e de cumprimento da tradição.
Todos os anos é de bom tom, e tornou-se um hábito, que o presidente da edilidade convide para a tribuna de honra todos os ex-presidentes da Câmara vivos. Aconteceu que muita gente ficou chocada com a atitude de António Costa em não convidar Pedro Santana Lopes. Receio da popularidade do velho-guerreiro?...

Retirado do blog Pau para toda a obra

Lynce disse...

Mais importante do que a rectificação do Tratado de Lisboa e a sua entrada em vigor, é direccionarmo-nos para o nosso país, concretamente, para as eleições que aí vem. Urge libertar Portugal do socialismo que nos vem acorrentando desde 1996.
Com a Europa pintada com as cores do PPE, a reeleição do Dr. Durão Barroso está garantida.

Hugo Correia disse...

A preto e branco:

«o grupo parlamentar parecia ter sido escolhido numa noite de nevoeiro» Marques Mendes???, Setembro 2007

http://tsf.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=775475


Quase dois anos mais tarde...agora a cores:


«Acho que toda essa gente está a colaborar com o partido. Eu, pelo menos, no grupo parlamentar, onde tenho as mais diversas sensibilidades representadas - essa, aliás, é uma justiça que tem de ser feita a Pedro Santana Lopes, que quando fez as listas para deputados fez listas muito plurais e nada sectárias - e eu tive que lidar com o grupo parlamentar nessas condições, o que foi uma riqueza profunda. Não senti nunca nenhum contravapor, senti sempre um grande contributo de toda a gente». Paulo Rangel, Junho de 2009

http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/discursodirecto.aspx?content_id=1261960


Um abraço

miguel vaz serra..... disse...

Dr. Santana Lopes
Pela primeira vez em décadas, reparei que não estava, um candidato á CML, na Bancada de honra a ver as marchas, como sempre estão os candidatos quando há eleições.
Neste caso, o Dr. Santana Lopes.
Achei estranho (issimo) mas depois soube que não tinha sido sequer convidado pelo senhor Presidente da Câmara.
Depois perto da meia noite, ouvi perto da Casa dos Bicos, por onde andava eu, uma senhora a dizer a uns miúdos que "O Santana" estava de volta pois o tinha visto a comer uma sardinha com broa de milho perto duma Igreja ali para os lados da Sé.
Senti inveja...pois gosto muito de broa de milho e sardinhas ainda mais e pensei....ainda bem que o Dr. não foi convidado para a bancada de honra que por educação certamente aceitaria e perdia assim uma boa sardinha com broa de milho no meio de quem o vai votar realmente.

Anónimo disse...

Drº,

Aproveito este espaço para lhe pedir para fazer um alerta:
O candidato cabeça de lista do PSD, às eleições Europeias, após o conhecimento do resultado, falou sobre vários factos que o governo não tinha legitimidade para fazer perante os resultados obtidos, tais como: TGV, Aeroporto e Água.
É preciso alertar o Sr. Dr. Rangel, que afinal o negócio das “águas” está a progredir de vento em poupa com os autarcas do PSD em Aveiro e Ílhavo e que o que se vê são os partidos do PS (do governo) B.E e PCP contra. Afinal o que se passa? Querem fingir que o PS é que é o “mau” quando é o PSD a incrementar todo este negócio.
Os munícipes do distrito de Aveiro, também votam e ouvem o que dizem e fazem, pena é, que os órgãos superiores do PSD, andem distraídos e não se entrevejam o que se passa no país que não é só Lisboa.
Paulo Santos

Luis Melo disse...

Ontem na entrevista de José Sócrates à SIC pudemos ver a diferença do tom e da forma como falou, entre esta entrevista e a que deu à RTP em Abril.

A diferença de tratamento que o PM teve para com Ana Lourenço, em comparação com Judite de Sousa foi abissal. Tratou a jornalista com delicadeza, simpatia e compreensão. Em Abril tinha chamado ignorante (entre outras coisas) a Judite de Sousa.

Como se esperava Sócrates tentou mudar de personalidade "parte-se-me o coração ao saber que o BPP mentiu aos clientes que lá tinham as poupanças de uma vida". Só que o disfarce de homem humilde, suave e modesto caiu quando Sócrates falou do défice das contas públicas: "se perguntar qual foi o primeiro-ministro... ou melhor, esta pergunta seria muito imodesta, qual foi o período em que o défice foi menor..."

A propósito da crise económica e financeira, Sócrates volta a falar dos EUA, da Rússia e... da Irlanda (coitada da Irlanda que está sempre a ser massacrada por este Governo). Sócrates é o melhor líder da oposição na Irlanda. Mais uma vez lhe digo, com o mal dos outros posso eu bem.

Falando de assuntos que me é caro, o PM disse que melhoramos os resultados escolares. Pudera !! Nestas semanas de exames nacionais, ouve-se os alunos dizer que os exames são fáceis. Nunca, em tempo algum, se viu alunos dizer que as provas específicas, de aferição, etc. fossem fáceis. Porque de facto não o eram, não poderiam ser porque tinham de ser exigentes.

Para finalizar, Sócrates disse que "o problema do país é termos partidos e políticos que fazem uma coisa no governo e o contrário na oposição". Pois é, tem toda a razão, mas será que lhe terei de relembrar o que disse aqui? pois... olhem para o que eu digo, não para o que eu faço.