sábado, 8 de setembro de 2007

A COMUNICAÇÂO DOS TEMPOS DE HOJE-I

Os últimos números das audiências televisivas revelam que, progressivamente, os chamados canais Cabo, vão tirando audiências às televisões chamadas generalistas. Como é compreensível! Quem possa ver os canais especializados,e goste de qualidade, porque há-de perder tempo a ver o que é generalista. Muitas das vezes, até um canal como a Euronews, apesar da ligeireza e da das repetições, consegue informar e formar mais e melhor. Quem quiser ouvir notícias, e fale Inglês, tem a Sky News, a CNN, a BBC, a CBS, entre outros, para nos darem serviços noticiosos que não tratam só, nem sobretudo, de crimes, processos judiciais e/ou treinos de equipas de futebol(com declarações sempre iguais antes dos jogos), do primeiro ao último minuto de cada serviço noticioso. Quem goste de música, tem para todos os gostos, do Mezzo à MTV.
Quanto a filmes, nem vale a pena falar. São os mesmos, dez vezes por ano. Debates ,quase nunca entre os próprios. Só entre comentadores. Aliás, na política ,passou a ser sinal, impune, de probabilidade de vitória, dizer não a debates. Quanto muito, um. Como digo, impune, em termos democráticos.
os nossos canais desportivos, e a RTP2, talvez sejam os únicos que fazem opções e t~em, de facto, conteúdos, equivalentes aos dos canais seus congéneres. Até a SIC Mulher,em termos de entretenimento, se é isso que, naturalmente, também se procura, tem programas com mais equilíbrio.
Diga-se, em abono da verdade, que , no País vizinho, também se assiste a programas absolutamente idiotas. Cada vez é mais difícil não "pular" para um Horizon, para um Odisea, para um People and Arts para um Biography, e sossegarmos com programas que não nos façam pensar que estamos com os gostos fora da mínimo denominador comum da Nação a que pertencemos.